terça-feira, 27 de novembro de 2012

Meios de Transporte

Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.


Existem quatro modalidades de transporte: terrestre, aquaviário, aéreo e dutoviário. 
  • O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
  • O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, bancos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).
  • O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte.
  • A outra modalidade de transporte é o dutoviário, realizado em tubos ou dutos que transportam substâncias gasosas (gasodutos), líquidas (oleodutos) ou sólidas (minerodutos). O Brasil, juntamente com a Bolívia, possui um gasoduto responsável pelo transporte de gás natural da Bolívia (fonte produtora) para alguns estados brasileiros (consumidores).
Fonte : http://www.escolakids.com

Impactos Urbanos

Uso do Solo


O uso do solo é uma combinação de um tipo de uso (atividade) e de um tipo de assentamento (edificação).
O uso do solo assim admite uma variedade tão grande quanto as atividades da própria sociedade. Se categorias de uso do solo são criadas, é principalmente com a finalidade de classificação das atividades e tipos de assentamento para efeito de sua regulação e controle através de leis de zoneamento, ou leis de uso do solo.

Clima Urbano


A investigação e a análise do clima urbano proporciona benefícios que visam tornar a vida nas cidades mais agradável e saudável para seus habitantes. O estudo do clima urbano é fundamental para o desenho urbano, apresentando subsídios para que se possa desenvolver outros estudos apropriados para o planejamento e ordenação do espaço urbano, enfocado em sua totalidade.

Poluição e escassez das águas


  • A indústria da carne polui a água mais do que todas as indústrias de outros ramos juntas, uma vez que os animais criados para abate produzem 130 vezes mais excrementos do que a população humana inteira. Para se ter uma ideia um abatedouro suíno típico gera excrementos equivalentes a uma cidade com 12.000 habitantes.
  • Os curtumes, que ao prepararem o couro para vestuários, derramam na natureza substâncias altamente tóxicas que podem além de contaminar rios e lagos, atingir os lençóis freáticos.
  • As águas pluviais altamente contaminadas vindas dos locais de criação e do esgoto dos matadouros são enormes fontes de poluição dos rios e córregos.
  • Rapidamente está se tornando aparente que os recursos de água doce deste planeta não só estão ficando contaminados, mas também estão se esgotando, e a indústria da carne é particularmente responsável por esta estupidez.
Fontes : www.Google.com.br






Impactos Ambientais Urbanos


O desafio é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco tem contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas o que está em jogo é, antes de tudo, a vida do planeta e de seus habitantes. Por isso é urgente a mobilização de todos para salvar a biodiversidade, da qual todos dependem.

Energias ..

Energia Nuclear 


Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador.

Energia Eólica


A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.

Energia Biocombustível 


Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, algas.

Fonte : Wikipédia




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Usina Hidrelétrica de "Belo" Monte

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe ser pescado, as pessoas entenderam que não se pode comer dinheiro!


No ultimo dia 12 de Outubro , ocorreu um debate sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte , cercado de argumentos , discussões e opiniões o debate tinha o intuito , de sabermos a opinião da sala , em torno deste mesmo assunto . Promotoria e Defesa tramaram um debate riquíssimo de informações , sempre defendendo os seus lados , fiz parte da Promotoria , onde defendia a não construção da Usina , por tantas consequências socioambientais que ela traria a região , a fauna e flora , entre outros desencadeamentos no lugar . Com tantas causas e consequências , a turma não queria um vencedor , mas sim conhecimento , mas em suma , a Promotoria saiu "vencedora" do debate , pois todos nós ganhamos em discutirmos um tema tão abrangente como este!

Texto : Kevin Muniz .




Hidreletricidade no Brasil

No Brasil, além de ser um fator histórico de desenvolvimento da economia, a energia hidrelétrica desempenha papel importante na integração e no desenvolvimento de regiões distantes dos grandes centros urbanos e industriais.
O potencial técnico de aproveitamento da energia hidráulica do Brasil está entre os cinco maiores do mundo; o País tem 12% da água doce superficial do planeta e condições adequadas para exploração. O potencial hidrelétrico é estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5% estão localizados na Bacia Hidrográfica do Amazonas – para efeito de comparação, a Bacia do Paraná responde por 23%, a do Tocantins, por 10,6% e a do São Francisco, por 10%. Contudo, apenas 63% do potencial foi inventariado. A Região Norte, em especial, tem um grande potencial ainda por explorar.
Algumas das usinas em processo de licitação ou de obras na Amazônia vão participar da lista das dez maiores do Brasil: Belo Monte (que terá potência instalada de 11.233 megawatts), São Luiz do Tapajós (8.381 MW), Jirau (3.750 MW) e Santo Antônio (3.150MW). Entre as maiores em funcionamento estão Itaipu (14 mil MW, ou 16,4% da energia consumida em todo o Brasil), Tucuruí (8.730 MW), Ilha Solteira (3.444 MW), Xingó (3.162 MW) e Paulo Afonso IV (2.462 MW).
As novas usinas da região Norte apresentam um desafio logístico: a transmissão para os grandes centros, que ficam distantes milhares de quilômetros. Este problema vai ser solucionado pelo Sistema Integrado Nacional (SIN), uma rede composta por linhas de transmissão e usinas que operam de forma integrada e que abrange a maior parte do território do País.
Composto pelas empresas de exploração de energia das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte, o SIN garante a exploração racional de 96,6% de toda a energia produzida no País. 

Fontes : http://www.brasil.gov.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Energia e Mineração

Mineração : Linha do Tempo
  • Início do primeiro ciclo do ouro na década de 1690, descobertas filões nas atuais Tiradentes e São João del-Rei.
  • Em 1729, diamantes foram descobertos na mesma área.
  • Em 1760, em torno de metade do ouro do mundo vinha do Brasil.
  • No início do século XVIII, aproximadamente 400 000 imigrantes portugueses vieram explorar as minas do sudeste brasileiro.
  • Mais de um milhão de escravos foram enviados da África para trabalhar nas minas de ouro.
  • Em 1988, o Brasil era o 5° maior produtor mundial de ouro no mundo.
Energia : Linha do Tempo
Mostra os fatos mais marcantes e principais personagens da história do País, em diversas áreas.
  • 1795 - Descoberta do carvão ;
  • 1853 - Extração do carvão ;
  • 1879 - Iluminação elétrica permanente ;
  • 1881 - Primeira iluminação pública ;
  • 1883 - Usina termelétrica ;
  • 1892 - Primeira sondagem profunda de petróleo ;
  • 1903 - Lei sobre o uso de energia ;
  • 1917 - Aumento do consumo de carvão ;
  • 1934 - Promulgação do Código de Águas ;
  • 1940 - Usinas termelétricas são regulamentadas ;
  • 1960 - Ministério das Minas e Energia ;
  • 1968 - Construção da primeira usina nuclear ;
  • 1968 - Primeira descoberta de petróleo no mar ;
  • 1973 - Criação da Usina de Itaipu ;
  • 1992 - Energia eólica ;
  • 1997 - Eletro nuclear ;
  • 2002 - Fontes renováveis ;
  • 2005 - Produção do biodiesel ;
  • 2008 - Pré-sal ;
  • 2009 - Hidrelétrica de Belo Monte ;
  • 2010 - Tarifa social de energia elétrica .
E muitos fatos ainda estão por vim , pois a cada dia a Energia se renova , cresce e se expande por todo o Brasil .