- Aspectos Econômicos : Mas a cana-de-açúcar permanece como produto principal da faixa litorânea do Nordeste, Mas a cana-de-açúcar não é a única cultura da Zona da Mata, nas proximidades de Salvador, apareceram importantes culturas de tabaco.No sul da Bahia, na área das cidades de Ilhéus e Itabuna, concentraram-se as fazendas de cacau. A Zona da Mata é também a sub-região mais industrializada do Nordeste brasileiro, sendo a Região Metropolitana do Recife e a Região Metropolitana de Salvador as áreas em que a indústria é mais forte e diversificada. Destaca-se a produção de aços especiais, produtos eletrônicos, equipamentos para irrigação, , navios, cascos para plataformas de petróleo, softwares, automóveis, e produtos petroquímicos, além de produtos de marca com valor agregado.
- Aspectos Naturais : É a zona mais urbanizada , industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste. A vegetação predominantemente na zona da mata é a Mata Atlântica. É uma área com alto nível de urbanização, além de concentrar os principais centros regionais do Nordeste.
AGRESTE
- Aspectos Econômicos : Se caracteriza por atividades de policultura, com destaque para algodão, feijão, milho e mandioca, especialmente nas áreas mais úmidas, e para pecuária bovina, nas áreas mais secas .
- Aspectos Naturais : O Agreste possui os maiores festivais de São João do Mundo , se destacando o de Campina Grande e Caruaru. O Agreste é a única sub-região nordestina que não sedia nenhuma capital, porém abriga pólos importantes, sendo os principais as cidades de Campina Grande na Paraíba (sede da única área metropolitana desta zona geográfica, a Região Metropolitana de Campina Grande), Feira de Santana na Bahia (maior cidade da sub-região Agreste), Caruaru em Pernambuco e Arapiraca em Alagoas.
SERTÃO
- Localização : Estende-se por grande parte da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas.
- Aspectos Econômicos : A pecuária é, ainda hoje, a sua principal atividade econômica.
- Aspectos Naturais : O sertão nordestino caracteriza-se pelo predomínio do clima semi-árido, com ocasionais períodos de estiagem, razão pela qual essa região é também conhecida como "polígono das secas". É o lugar do país que apresenta a menor incidência de chuvas, os baixos índices pluviométricos e a má distribuição do mesmo são provenientes de vários aspectos, porém os principais são as massas de ar e o relevo, o último serve como barreira impedindo que algumas massas de ar cheguem aos lugares mais secos e sejam influenciadas pelas mesmas.
MEIO NORTE
- Localização : O Meio Norte compreende extensa área entre o Piauí e o Maranhão, constituindo uma transição entre o Nordeste seco, a Amazônia e o cerrado .
- Aspectos Econômicos : O avanço da Agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino.
- Aspectos Naturais :
Relevo: planície costeira bastante larga, seguida do planalto do Meio Norte.
Hidrografia: volumosos rios que se dirigem ao golfão maranhense. Rios: Paranaíba e Mearim.
Clima: semi-árido e equatorial úmido.
Vegetação: região de transição entre a floresta Amazônica e mata dos Cocais.
FONTES :
http://nordestecolorido.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org
Livro : Geografia Sociedade e Cotidiano 2 - Dadá Martins | Francisco Bigotto | Márcio Vitiello .