quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Concentração Fundiária e Conflitos no Campo

Estrutura fundiária 

A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.
A desigualdade estrutural fundiária brasileira é um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais. 
No caso específico do Brasil, uma grande parte das terras do país se encontra nas mãos de uma pequena parcela da população, essas pessoas são conhecidas como latifundiários. Já os minifundiários são proprietários de milhares de pequenas propriedades rurais espalhadas pelo país, algumas são tão pequenas que muitas vezes não conseguem produzir renda e a própria subsistência familiar suficiente.

Ligas camponesas


A origem das Ligas remonta às antigas Ligas Camponesas da década de 1930, originárias da ação do Partido Comunista do Brasil no campo.[carece de fontes] Com a ilegalidade do Partido Comunista esses embriões das ligas foram aos poucos dissolvidas.
Na década de 1950 houve uma refundação das Ligas Camponesas, com alcance em vários estados brasileiros.
Em 1954, formou-se no engenho Galiléia, na cidade de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco (SAPPP), com três fins específicos:
  • Auxiliar os camponeses com despesas funerárias — evitando que os falecidos fossem literalmente despejados em covas de indigentes ("caixão emprestado");
  • Prestar assistência médica, jurídica e educacional aos camponeses;
  • Formar uma cooperativa de crédito capaz de livrar aos poucos o camponês do domínio do latifundiário. 


Reforma Agrária


Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. Deve vir acompanhada de políticas públicas que apoiem a produção e a comercialização dos bens, além de oferecer os serviços básicos necessários e de direito do cidadão. Ações :

  • A desconcentração e a democratização da estrutura fundiária;
  • A geração de ocupação e renda;
  • A interiorização dos serviços públicos básicos;
  • A democratização das estruturas de poder;
  • A promoção da cidadania e da justiça social.
MST ( Movimento dos Sem Terra )




O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária  que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
Entre os objetivos do MST encontra-se o de desapropiar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.

FONTEShttp://www.infoescola.com  
               https://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário