quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pecuária : Extensiva e Intensiva

Através da atividade pecuária, os seres humanos atendem à uma parte considerável de suas necessidades de proteínas (com uma pequena parte sendo satisfeita pela pesca e pela caça, além das proteínas presentes nos vegetais). Carne (bovina, bubalina, de aves etc), ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são exemplos de fibras usadas na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco (fezes secas) como combustível para o preparo de alimentos.

A Pecuária pode ser Subdivida de duas formas : Extensiva e a Intensiva .

Extensiva




A pecuária extensiva é tanto mais rentável quanto maior for o aproveitamento em pastoreio dos recursos alimentares. Sabendo a importância que a pastagem tem na maioria das explorações pecuárias, desenvolveu-se a gama EXTENSIVO FERTIPRADO (Prados Permanentes de Sequeiro), capazes de produzir de 3 a 6 vezes mais que as pastagens naturais.

Intensiva


A pecuária intensiva inicia desde a seleção das matrizes a serem inseminadas, com um busca incessante de melhoria genética, passando pelo manejo dos embriões. Uma vez obtida a fertilização e o posterior nascimento, vem a fase da alimentação, suplemantada, das vacinas e vermicinas, da alimentação nos cochos, com o mínimo de caminhada do novilho, seu acompanhamento diário de ganho de peso, até o abate. Hoje o mercado está muito exigente em termos de qualidade de carne, requerendo animais jovens, com teor de gordura controlado e com possibilidade de rasteamento, desde seu desmame até o ponto de venda. A pecuária extensiva, aquela praticado até os anos 80, está com seus dias de vida contados.A tecnologia já chegou, e veio pra ficar, nos médios e pequenos criadores brasileiros, uma vez que nos grandes de ha muito já vem sendo implementada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário