quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Domínios Morfoclimáticos Brasileiros



                         Domínio Morfoclimático Amazônico

Amazônia, ampla região natural que se estende entre o maciço das guianas e o planalto brasileiro, e desde o Atlântico até os Andes, na América do sul, com uma superfície de 7 milhões km2 compartilhada pelo Brasil (em sua maior parte), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Abrange os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.
Sua região equivale a 60% do território nacional.
A região amazônica é pouco povoada, tendo baixa densidade.
O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por grande umidade, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica.
Por ser muito densa e fechada, apresenta grande variedade de espécies, se caracterizando como uma floresta equatorial.
O clima amazônico é do tipo equatorial e subequatorial.
Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas (planícies e baixos-planaltos). Os solos são, em geral, pouco férteis. Lá, se encontra a bacia amazônica, que é maior bacia hidrográfica do mundo.

                  Domínio Morfoclimático da Caatinga

O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica. É uma extensa região do nordeste brasileiro, que ocupa mais de 70% de sua área (11% do território brasileiro).
A Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.
Clima : Tropical semi-árido ; Médias térmicas elevadas – acima de 26º C ; Médias pluviométricas entre 800 e 300 mm ; Encontro de sistemas atmosféricos .
Hidrografia : Rios intermitentes (temporários) ; Exceção: rio são Francisco (o “Nilo brasileiro, rio dos currais e rio da unidade nacional) ; Nascentes no tropical típico .
Relevo : Planaltos (chapadas) e Depressões ; Planalto Nordestino => pediplanação . 

                   Domínio Morfoclimático do Cerrado


No Domínio do Cerrado predomina o Bioma (conjunto de ecossistemas) do Cerrado. Todavia, outros tipos de Biomas também estão ali representados, seja como tipos “dominados” ou “não predominantes” (caso das Matas Mesófilas de Interflúvio), seja como encraves (ilhas ou manchas de caatinga, por exemplo), ou penetrações de Florestas Galeria, de tipo amazônico ou atlântico, ao longo dos vales úmidos dos rios.
Clima : O clima predominante é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC.
Solo : os solos são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados. Em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida a argila e por último o silte , são predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos.
Vegetação : não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão , é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões. 

Domínio Morfoclimático Mares de morro

Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do País , É assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas . Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido,caracterizado pela floresta latifoliada tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica , Encontram-se na região a floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira .  No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar , Sofreu grande degradação em conseqüência da forte ocupação humana . Sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos freqüentes e formação de voçorocas . 

Domínio Morfoclimático das Pradarias

Domínio representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha . Relevo baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos) , A ocupação econômica desse domínio tem-se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu , É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas , O clima é o mesmo do Domínio das Araucárias. Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”.

Fauna: ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-da-pradaria .

Existem três tipos básicos de pradarias:


  •  Pradaria alta: nos locais mais úmidos e que apresentam gramíneas de até 2 metros de altura e raízes muito profundas;



  •  Pradaria mista: apresenta uma grande diversidade florística presente em solos altamente férteis;



  •  Pradaria baixa: que apresenta menor diversidade e gramíneas de pequeno porte.
Domínio Morfoclimático das Araucárias

Localização: Estados da Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste .
Características: Também é conhecida como Mata dos Pinhais , É encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro , Dentre os animais que dependem da Floresta de Araucária estão os tucanos, beija-flores, saíras, gaturanos, sanhaço, jibóia, etc .
clima :  subtropical (verões quentes e invernos rigorosos) .
solo : são mais férteis que os das áreas tropicais o que explica a grande devastação sofrida por essa vegetação para o aproveitamento agrícola .








Nenhum comentário:

Postar um comentário